O WhatsApp possui atualmente 3 softwares à sua disposição. O WhatsApp messenger, o aplicativo WhatsApp Business e a API WhatsApp Business. Você pode encontrar as principais diferenças entre os três abaixo.


A integração do Freshdesk Messaging - WhatsApp se enquadra na categoria de WhatsApp Business API, já que o Freshworks é um provedor oficial de serviços de negócios do WhatsApp.


Questões
Whatsapp
Aplicativo WhatsApp Business
API WhatsApp Business
O que é e para quem é mais adequado?
Um aplicativo feito para mensagens pessoais 1-1. Usado principalmente para interação com amigos e familiares.

Um aplicativo feito para micro e pequenas empresas enviarem mensagens aos seus clientes.


Isso é mais adequado para empresas que estão apenas começando e têm um baixo número de interações com o cliente e pode ser tratado por 1 pessoa.

Um aplicativo feito para empresas de médio e grande porte para enviar mensagens aos seus clientes.


Isso é mais adequado para empresas com grande número de interações com o cliente e precisa ser tratado por mais de 2 pessoas.

Tipo de interação1-1 mensagens
2 pessoas para 1 mensagem
Mensagens muitos para 1
Configuração
Baixe o aplicativo na app store.
Baixando o aplicativo da app store.
Entrar em contato com um provedor de serviços de negócios do Facebook (BSP), como o Freshworks, para configurar.

Entre em contato com a Freshworks para obter acesso.
Preços
Grátis para usar.
Grátis para usar.
O WhatsApp e o BSP possuem uma estrutura de preços.

Saiba mais sobre os preços .
Tipos de mensagens
Texto normal, mensagens baseadas em emoji com anexos.
Texto normal, mensagens baseadas em emoji com anexos.
Dois tipos de mensagens de texto e rich media chamadas mensagens de “Sessão” e “Modelo” (Notificações).
Existe alguma aprovação necessária?
NãoNãoSim, 2 aprovações.


Um para obter acesso à API.


Dois, para obter aprovação de modelos para enviar mensagens de modelo.

Carrapato verificado (marca de verificação verde)
Não disponívelSim, mas requer aprovação do WhatsApp.
Sim, mas requer aprovação do WhatsApp.
É possível fazer chamadas de voz ou vídeo?
simsimNão, não a partir de hoje. Pode ser possível via BSPs.
Podemos criar grupos?
simsimNão, obsoleto em 2020
As listas de transmissão são possíveis?
simsimNão a partir de hoje não
Adicionando Contatos
Obtém do telefone em que foi instalado.Obtém do telefone em que foi instalado.Terá que verificar com BSPs os métodos de upload de contatos.
WhatsApp pagar
simsimNão, não a partir de hoje. Outros gateways de pagamento podem ser possíveis por meio de BSPs.
Etiquetas
Nãosimsim
Respostas rápidas
Nãosimsim
Respostas automáticas
Nãosim
sim
Mensagens offline
Nãosimsim
Automação possível?
NãoNão
Sim, chatbots complexos podem ser construídos usando APIs
Integrações
NãoNãoSim, possível se o BSP permitir via APIs ou integrações nativas.


Você pode encontrar mais informações relacionadas à integração do Freshdesk Messaging - WhatsApp ou pode se inscrever para acesso direto e iniciar o processo.