Você pode definir propriedades ou atributos personalizados obtidos na conversa do seu cliente e do bot. Você pode definir essas propriedades personalizadas para o cliente ou para a conversa. Todas as propriedades que você definir para o cliente serão atribuídas permanentemente (como sua localização ou preferência de idioma). Em contraste, todas as propriedades que você configurou para a conversa irão expirar quando a conversa for resolvida (como o tipo de problema).


Com essas propriedades, você poderá armazenar informações relevantes a qualquer momento. Essas informações podem, por sua vez, ser usadas para exibir a lógica condicional ou para passar o valor armazenado para outro aplicativo usando APIs.


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Casos de uso comuns:

  1. Quando você obtém uma entrada específica do cliente em vários pontos em um fluxo de bot, pode armazenar o valor mais recente do cliente em um atributo.
    Por exemplo, se você for uma plataforma de comércio eletrônico, um cliente pode precisar de ajuda com o status do pedido, reembolso, devoluções, etc. Independentemente do problema para o qual seus clientes precisam de ajuda, você espera que eles forneçam o ID do pedido . Peça ao cliente o ID do pedido no início da conversa, defina a propriedade e use-a diretamente por meio de chamadas de API para obter os diferentes itens para os quais seu cliente precisa de ajuda.

  2. No WhatsApp, o cliente geralmente insere uma entrada numérica para escolher uma opção no fluxo do bot. Podemos usar atributos para armazenar a opção que o cliente selecionou.
    Por exemplo, o fluxo de bot que você configurou pede ao seu cliente para pressionar 1 para Novas reservas, 2 para cancelamentos e 3 para verificar o status. Com base no seu cliente, eles irão pressionar um dos botões para criar o respectivo tíquete. Após a criação do ticket, você pode. Defina uma propriedade para “Tipo”, armazene o respectivo valor com base na escolha do cliente e transmita o tipo de solicitação ao Freshdesk com um atributo .


Outros casos de uso incluem o armazenamento de preferências do cliente, a passagem de valores-chave para acionar automações ou fluxos de trabalho em um sistema diferente ou o armazenamento temporário de valores durante eventos computacionais.


Como definir propriedades para a conversa:

  • Clique na caixa de diálogo em que deseja declarar a nova propriedade > Nova ação> Definir propriedade.



  • Depois de escolher o tipo de ação como propriedade Definir, você verá os seguintes campos:
    • Tipo de ação: Definir propriedade
    • Situado em:   Conversação (a propriedade irá expirar após a conversa )
    • Chave: declare sua chave de atributo, que é apenas para sua referência
    • V alor: Declare o valor do seu atributo que deve ser associado à chave. Pode ser um valor estático ou dinâmico. Para usar um valor dinâmico, clique em + para acessar seus marcadores de posição e você pode escolher entre as caixas de diálogo existentes, APIs, parâmetros, funções ou criar novos diretamente.


  • Para usar a propriedade customizada de nível de conversa que você criou, clique no sinal + para acessar seus marcadores de posição > Parâmetros> Informações Extra de Conversação> Insira a chave de atributo que você inseriu ao declarar o atributo. Observe que a variável diferencia maiúsculas de minúsculas.


  • Esta propriedade é salva nos logs de conversação. Navegue até Conversas > abra a conversa do cliente e, na barra lateral, você pode ver o valor que está armazenado



Como definir propriedades para o usuário:

O processo para definir propriedades no nível do usuário (em oposição ao nível de conversação) é quase o mesmo, mas teremos que adicionar uma etapa extra de criação de um parâmetro personalizado ao longo do caminho.

  • Clique na caixa de diálogo em que deseja declarar a nova propriedade > Nova ação> Definir propriedade.



  • Depois de escolher o tipo de ação como propriedade Definir, você verá os seguintes campos:
    • Tipo de ação: Definir propriedade
    • Situado em:   Usuário (a propriedade manterá o valor para todas as conversas deste usuário)
    • Chave: declare sua chave de atributo, que é apenas para sua referência
    • V alor: Declare o valor do seu atributo que deve ser associado à chave. Pode ser um valor estático ou dinâmico. Para usar um valor dinâmico, clique em + para acessar seus marcadores de posição e você pode escolher entre as caixas de diálogo existentes, APIs, parâmetros, funções ou criar novos diretamente.



  • Para usar a propriedade customizada que você criou para o usuário, primeiro você terá que criar um parâmetro customizado para armazenar o valor.


  • Clique no sinal + para acessar seus marcadores de posição > Parâmetros> + Novo parâmetro.



  • Na página Parâmetros personalizados , defina as seguintes propriedades
    • Chave que você declarou anteriormente como o nome do parâmetro. Observe que a variável diferencia maiúsculas de minúsculas.
    • Fonte como JS, e
    • Salvar nos detalhes do cliente
    • Você também pode optar por tornar esse parâmetro obrigatório, dependendo do seu fluxo.


  • Lembre-se de salvar após configurar os parâmetros personalizados e, em seguida, volte ao seu fluxo.


  • Para usar a propriedade customizada em nível de usuário que você criou, clique no sinal + para acessar seus marcadores > Parâmetros> Parâmetros customizados> escolha o parâmetro customizado que você acabou de configurar.



  • Esta propriedade também é salva nos logs de conversação. Navegue até Conversas > abra a conversa do cliente e, na barra lateral, você pode ver o valor que está armazenado

   


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