A partir de 1º de fevereiro de 2022, o WhatsApp mudou seu modelo de preços para sua API comercial . O preço mudou de um modelo baseado em notificação para um modelo baseado em conversa. Em vez de serem cobradas pelas notificações enviadas, as empresas serão cobradas por conversa, incluindo todas as mensagens entregues em um período de 24 horas.
Como funcionava o antigo modelo de preços do WhatsApp?
Com os preços antigos,
- O WhatsApp cobrou empresas apenas por mensagens iniciadas por empresas que seus clientes optaram por receber – como uma notificação de entrega, por exemplo.
- Quando um cliente (usuário) enviava uma mensagem, as empresas podiam responder gratuitamente por até 24 horas a partir da última mensagem do usuário.
O que exatamente mudou?
- O WhatsApp não cobra mais das empresas por mensagem, mas por 'janelas de conversa' ou 'sessões' de 24 horas.
- Os custos do WhatsApp Business são incorridos independentemente de a empresa iniciar (Iniciada pelo negócio) ou o usuário iniciar a conversa (Iniciada pelo usuário).
- Em uma janela de conversa de 24 horas, as cobranças do WhatsApp Business para conversas iniciadas pelo usuário ou pela empresa variam de acordo com o código do país do número de telefone do destinatário. (Por favor consulte a tabela abaixo)
- Os custos do WhatsApp são incorridos apenas quando a empresa escreve – seja quando responde a uma consulta ou envia uma mensagem push do WhatsApp para os clientes!
- As primeiras 1.000 conversas são gratuitas por conta da API de negócios do WhatsApp por mês
- As conversas que começarem com anúncios que clicam no WhatsApp ou CTAs de página no Facebook serão gratuitas.
Você pode verificar a tabela de preços detalhada no final deste artigo.
Como os novos preços beneficiarão as empresas?
As primeiras mil conversas são gratuitas. Isso permite que sua empresa comece a criar experiências que seus clientes vão adorar. Quando você estiver pronto para expandir 1.000 conversas por mês, o preço do WhatsApp será aplicado.
- A primeira conversa originada de anúncios que clicam no WhatsApp ou CTAs de página no Facebook será gratuita.
- Uma empresa pode enviar mensagens de formato livre até 24 horas após a última mensagem do usuário em uma conversa. Se já se passaram mais de 24 horas desde a última mensagem do usuário, uma empresa deve enviar um modelo de mensagem. A entrega de um modelo de mensagem abre uma nova conversa iniciada pela empresa.
- O WhatsApp agora permite que as empresas enviem mais tipos de mensagens para as pessoas que optam por recebê-las - recomendações personalizadas de produtos, alertas informativos, ofertas relevantes, etc.
Certifique-se de não enviar spam a seus usuários com várias mensagens, reduzindo sua classificação de qualidade.
A nova tabela de preços entraria em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2022.
Como funciona?
As conversas da API do WhatsApp Business se enquadram em duas categorias com preços diferentes:
- Iniciado pelo usuário, como atendimento ao cliente e consultas gerais de suporte.
- Iniciado pela empresa, como notificações pós-compra
Todas as conversas são medidas em incrementos de 24 horas, ou "sessões", que começam sempre que a primeira mensagem de uma empresa é entregue. A primeira mensagem pode ser iniciada pela empresa (iniciada pela empresa) ou uma resposta comercial dentro de 24 horas após uma mensagem do usuário (iniciada pelo usuário). Um usuário é definido como a pessoa ou entidade com quem a empresa está trocando mensagens.
As cobranças por conversas são baseadas no número de telefone do usuário. As tarifas para conversas iniciadas por empresas e conversas iniciadas por usuários variam de acordo com o mercado (país ou região). Consulte Tarifas para obter informações específicas sobre preços.
Vamos entender o que significa Conversas Iniciadas pelo Usuário e Conversas Iniciadas pelo Negócio. Explicaremos os dois cenários diferentes nessas duas categorias.
Conversas iniciadas pelo usuário:
Cenário: Consultas de atendimento ao cliente ou suporte geral em uma única sessão de conversação de 24 horas.
- Nossa usuária, Kelly, envia mensagens para a Acme Air sobre uma reserva futura. Quando a mensagem de resposta da Acme Air é entregue, ela inicia a sessão de conversação de 24 horas.
- Nesse cenário, todas as mensagens adicionais são gratuitas na sessão de 24 horas. Isso incentiva a Acme Air a atender prontamente as consultas de suporte, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários a capacidade de trocar quantas mensagens forem necessárias para resolver problemas dentro da sessão de 24 horas.
- Se a Acme Air continuar a trocar mensagens com Kelly após o término da sessão inicial de conversa de 24 horas, eles incorrerão em custos relacionados a uma nova conversa. Eles também serão solicitados a enviar um modelo de mensagem para iniciar uma nova conversa se já se passaram mais de 24 horas desde a última mensagem de Kelly, que será cobrada como uma conversa iniciada pela empresa.
Nesse cenário, Kelly obtém as informações de que precisa sobre sua reserva e a Acme Air paga por uma conversa iniciada pelo usuário.
Cenário: a conversa iniciada pelo usuário leva a duas conversas com um modelo de mensagem necessário.
- Kelly quer verificar um pedido que fez na Acmekart, uma loja de calçados on-line. Ela o faz às 13h13.
- A Acmekart tem um bot configurado para responder a consultas básicas de pedidos e responder a Kelly com detalhes de entrega às 13h13.
- Como acompanhamento no dia seguinte, o bot Acmekart avisa Kelly que seu pedido foi entregue às 15h45.
Quando o bot Acmekart responde a Kelly mais de 24 horas após a primeira mensagem confirmando o ETA de entrega, ele inicia uma nova conversa. Acmekart também precisa usar um modelo de mensagem porque já se passaram mais de 24 horas desde a última mensagem de Kelly.
Nesse cenário, a Acmekart paga por uma conversa iniciada pelo usuário e uma iniciada pela empresa.
Conversas iniciadas por empresas:
Cenário: A empresa inicia a entrega de um modelo de mensagem.
- Quando um voo está atrasado ou seu status muda, a Acme Air alerta os clientes que optaram por receber notificações usando um modelo de mensagem.
- Dois modelos de mensagem enviados em uma única sessão de conversa de 24 horas resultam em uma cobrança de conversa iniciada pela empresa.
Nesse cenário, a Acme Air deseja que Kelly saiba que seu voo está atrasado em 30 minutos.
O WhatsApp cobrará da Acme Air por uma conversa iniciada pela empresa para entregar esses dois modelos de mensagem a Kelly em uma sessão de conversa de 24 horas.
Cenário: Iniciado pela empresa com resposta do usuário levando a uma única conversa.
Quando um cliente faz um novo pedido da Acmekart, o varejista on-line envia uma mensagem de texto para confirmar que o pedido foi recebido e pergunta ao cliente se ele gostaria de receber uma notificação quando ele for enviado.
- O cliente seleciona Sim e aceita receber notificações de pedidos adicionais.
Nesse cenário, a Acmekart paga por uma única conversa iniciada pela empresa. Se o usuário responder após 24 horas da entrega inicial da mensagem comercial, seguida de uma resposta comercial, isso resultará em uma nova conversa iniciada pelo usuário.
Custo por conversa em USD:
Mercado | Taxa iniciada pelo negócio | Taxa iniciada pelo usuário |
Argentina | $ 0,0526 | $ 0,0316 |
Brasil | $ 0,0500 | $ 0,0300 |
Chile | $ 0,0757 | $ 0,0454 |
Colômbia | $ 0,0100 | $ 0,0060 |
Egito | $ 0,1073 | $ 0,0644 |
França | $ 0,1432 | $ 0,0859 |
Alemanha | $ 0,1365 | $ 0,0819 |
Índia | $ 0,0066 | $ 0,004 |
Indonésia | $ 0,0316 | $ 0,0190 |
Israel | $ 0,0300 | $ 0,0180 |
Itália | $ 0,0643 | $ 0,0386 |
Malásia | $ 0,0732 | $ 0,0220 |
México | $ 0,0349 | $ 0,0105 |
Holanda | $ 0,1485 | $ 0,0891 |
Nigéria | $ 0,0516 | $ 0,0310 |
Paquistão | $ 0,0473 | $ 0,0142 |
Peru | $ 0,0598 | $ 0,0179 |
Rússia | $ 0,0663 | $ 0,0398 |
Arábia Saudita | $ 0,0325 | $ 0,0195 |
África do Sul | $ 0,0280 | $ 0,0168 |
Espanha | $ 0,0615 | $ 0,0369 |
Peru | $ 0,0100 | $ 0,0030 |
Emirados Árabes Unidos | $ 0,0316 | $ 0,0190 |
Reino Unido | $ 0,0647 | $ 0,0388 |
América do Norte | $ 0,0147 | $ 0,0088 |
Resto da África | $ 0,1208 | $ 0,0363 |
Resto da Ásia-Pacífico | $ 0,0745 | $ 0,0224 |
Resto da Europa Central e Oriental | $ 0,0835 | $ 0,0250 |
Resto da América Latina | $ 0,0706 | $ 0,0423 |
Resto do Oriente Médio | $ 0,0727 | $ 0,0218 |
Resto da Europa Ocidental | $ 0,1324 | $ 0,0397 |
Outro | $ 0,0483 | $ 0,0145 |
Para clientes com cobrança em moedas diferentes do USD, usaremos as seguintes taxas de câmbio para aumentar as faturas mensais do WhatsApp.
Moeda de origem | Moeda de destino | Taxas de câmbio |
USD | AUD | 1,56 |
USD | BRL | 5.30 |
USD | EUR | 1.01 |
USD | GBP | 0,86 |
USD | EM R | 82,79 |
USD | ZAR | 18.28 |
As taxas de câmbio acima são aplicáveis a partir de 1º de dezembro de 2022.
Para obter mais informações sobre os preços revisados do WhatsApp, visite: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/conversationpricing
Entre em contato com seu gerente de sucesso do cliente ou escreva para support@freshchat.com se tiver mais perguntas.
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