Indisponível apenas no plano Free.
Você pode criar uma regra de automação que é executada em atualizações de tíquetes para acionar uma chamada de webhooks assim que os eventos especificados ocorrerem.
O que é uma chamada de webhooks?
Um webhook é um 'retorno de chamada' para um aplicativo ou serviço da web que é acionado quando ocorre um evento específico; essencialmente, um webhook permite que você procure por uma atualização, mudança ou ação específica e, uma vez que ocorre, ele envia automaticamente as informações que você especifica para onde você quiser.
O que você pode fazer com uma chamada de webhooks de uma automação executada em atualizações de tíquetes?
A automação executada nas atualizações de tíquetes é acionada quando um evento específico ocorre em um tíquete. Usando apenas esta regra, você pode atualizar, modificar, enviar notificações e executar ações no Freshdesk. Por exemplo, você pode atualizar as prioridades do tíquete, enviar e-mails de escalonamento e assim por diante.
Os webhooks também são úteis quando você deseja acionar uma ação em um aplicativo ou ferramenta externa (bem como algumas atualizações que a regra de automação não pode realizar, como atualizar a entrada de tempo em um tíquete ou adicionar uma nota a um tíquete). Aqui estão alguns exemplos de cenários em que você pode usar webhooks:
O que você quer fazer | Condições para procurar | Como o webhook deve chamar |
Envie um SMS / mensagem de texto quando um cliente responder a um tíquete | O cliente responde ao tíquete (ou adiciona um comentário) | Envie o conteúdo do comentário para uma ferramenta SMS de terceiros |
Atualize o estoque quando uma solicitação de devolução de produto for atualizada | A categoria de ingresso (um campo personalizado) é atualizada para 'Devolução de produto' | Atualizar informações do produto no estoque da loja |
Status de sincronização para solicitações de recursos com a ferramenta interna de gerenciamento de produtos | O status é atualizado para tickets do tipo 'Solicitação de recurso' | Atualizar ferramenta de gerenciamento de produto com informações de tíquetes |
Soe o alarme quando uma classificação de Satisfação do Cliente Insatisfatória for recebida | O feedback do cliente é recebido e a avaliação é 'Não é boa' | Personalize uma lâmpada inteligente e uma caixa de som de sirene para disparar acionada por este webhook |
Um guia rápido para configurar uma solicitação de webhook em uma regra de automação executada em atualizações de tíquetes:
- Crie uma nova regra (em Admin> Fluxos de trabalho> Automações> guia Atualizações de tíquetes) e selecione Acionadores e condições ( saiba como ).
- Em executar essas ações , selecione a opção Trigger Webhook.
- Escolha o tipo de solicitação de retorno de chamada . Embora cada aplicativo de terceiros possa usar um tipo de solicitação de maneira diferente, a maioria dos aplicativos segue estes métodos padrão:
- As solicitações GET são normalmente usadas para recuperar um ou todos os recursos.
- As solicitações POST geralmente criam novos recursos.
- As solicitações PUT e PATCH são usadas para atualizar um recurso.
- As solicitações DELETE geralmente são usadas para excluir um recurso.
- Escolha o tipo de solicitação de retorno de chamada . Embora cada aplicativo de terceiros possa usar um tipo de solicitação de maneira diferente, a maioria dos aplicativos segue estes métodos padrão:
Se você deseja configurar uma regra para adicionar uma nota a um ticket com base em certas condições e gatilhos, é POST porque você está adicionando uma nota ( mais informações aqui ).
- Especifique o URL de retorno de chamada (configurado para webhook) do aplicativo que você deseja acessar. Você pode tornar os URLs dinâmicos usando espaços reservados.
- Por exemplo, para adicionar a nota a um tíquete, você deve especificar a qual tíquete deseja que a nota seja adicionada. Seu URL de retorno de chamada seria: https://acme.freshdesk.com/api/v2/tickets/{{ticket.id}}/notes com o espaço reservado {{ticket.id}}.
- Adicione cabeçalhos personalizados para transmitir informações adicionais, como detalhes de segurança, detalhes da versão da API e assim por diante. Um cabeçalho personalizado deve ser inserido como um par cabeçalho-valor seguindo o formato especificado X-Sample-CustomHeader1: VALUE .
Observação: o acionador não será executado quando um cabeçalho for fornecido com espaços entre eles, como X-Sample Custom Header1: VALUE. Porém, se um espaço for inserido no final do cabeçalho, ele será ignorado.
- Um cabeçalho contendo mais de um valor deve ser separado por delimitadores (vírgulas e dois pontos não podem ser usados como delimitadores). Para adicionar um segundo cabeçalho, insira o cabeçalho personalizado e o par de valores na próxima linha.
- Escolha a codificação de sua solicitação que o aplicativo de recurso suporta (JSON, XML ou XML-Encoded). Para o exemplo de adição de nota, é JSON.
- Para simplesmente enviar uma lista das propriedades do tíquete que você deseja neste webhook, selecione a opção Conteúdo simples. Adicionar uma nota não requer nenhuma das propriedades usuais do tíquete, então você terá que escrever uma solicitação de API personalizada.
- Se desejar personalizar o conteúdo que está sendo enviado, selecione Avançado.
- A opção avançada permite que você escreva solicitações de API personalizadas. Essas solicitações devem ser codificadas no formato escolhido na etapa anterior. Para nosso exemplo de adição de nota, esta é a aparência da solicitação de API:
Se você gostaria de adicionar uma nota privada, coloque 'private: true' na solicitação. Você também pode personalizar o conteúdo em suas solicitações de API, tornando-as dinâmicas usando espaços reservados . Se você quiser fazer mais com a API do Freshdesk do que apenas adicionar uma nota, uma infinidade de opções estão disponíveis . Você pode usar requestb.in ou postman - cliente REST (uma extensão do Google Chrome) para testar APIs.
- O marcador de posição {{Triggered event}} está disponível apenas em webhooks e retorna o nome do evento que acionou a regra.
Limites de solicitação de retorno de chamada de webhook: o número de solicitações de webhook que você pode usar em uma hora é limitado a 1000 chamadas. Se os códigos de status estiverem entre 200 e 299, o retorno de chamada será um sucesso e os códigos de status entre 300-399 serão considerados como redirecionamentos de retorno de chamada. Quando um retorno de chamada falha (códigos de status diferentes de 2xx e 3xx), o webhook será repetido automaticamente uma vez a cada 30 minutos, totalizando 48 chamadas. As chamadas solicitadas após o limite da taxa serão armazenadas em buffer até que novas chamadas estejam disponíveis após 1 hora.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo