Crie formulários de alteração dinâmica sem código usando regras de negócios

Criada por Aram Gryka, Modificado em Qua, 22 Fev, 2023 na (o) 2:03 PM por Aram Gryka

Os formulários de mudança são parte integrante do Processo de Gestão de Mudanças de qualquer organização. Ao introduzir regras de negócios para formulários de mudança, nosso objetivo é responder às necessidades de negócios em constante mudança de nossos clientes, maximizando valor e reduzindo interrupções e retrabalhos.


Regras de negócios para formulários de alteração no Freshservice são um ótimo complemento para organizações que desejam personalizar seu processo de gerenciamento de alterações. Ele permite a capacidade dinâmica de alterar formulários, permitindo que os administradores definam regras específicas de nível de campo no processo de alteração. 


A implementação de mudanças que atendam às necessidades de negócios levará ao aumento da produtividade dos usuários por meio de serviços de alta qualidade e menos reposições.


Como criar regras de negócio:


  • Em sua conta do Freshservice, vá para  Admin -> Regras de negócios para formulários

  • Na seção Regras de negócios para formulários, clique em  Criar nova regra -> Alterar


  • Insira o nome da regra de negócios em  Nome da Regra

  • Você também tem a opção de adicionar descrição clicando em  Adicionar descrição

  • Use o  menu suspenso Aplica-  se a para selecionar se as regras se aplicam a Agentes, Solicitantes ou ambos

  • Especifique se as regras precisam ser executadas no novo formulário, edite o formulário ou ambos usando  Executar no  menu suspenso


  • Adicione as condições com base em

  • Campos de formulários de alteração:  valores dinâmicos nos formulários de alteração que definem o processo de alteração

  • Campos de usuário logado : Atributos do usuário que envia o formulário, como Departamento, Local, Função, Grupo, etc.

  • Você pode adicionar várias condições em um formulário de alteração e pode especificar se todas as condições precisam ser atendidas selecionando  Corresponde a todas as condições abaixo  ou   Corresponde a qualquer uma das condições abaixo

  • Com base na condição, você pode optar por  executar uma ação  ou  validar o formulário no envio

  • Você pode executar as seguintes ações usando a opção Executar uma ação 

  • Mostrar e ocultar campo

  • Ativar e desativar campos

  • Campos obrigatórios e não obrigatórios

  • Como alternativa, você também pode validar o formulário no envio com uma mensagem de erro personalizada se as condições especificadas acima forem atendidas

  • Clique em  Salvar  ou caso queira ativá-lo, clique em  Salvar e Ativar



Configurações avançadas:

  1. Auto-Reverse If False : Isso reverterá a ação se as condições especificadas não forem atendidas.

Por ex.  Se você optar por obrigar um campo específico quando o status for alterado para Resolvido, a caixa de seleção Reverter automaticamente se for falso não obrigará o mesmo campo se o status for NÃO Resolvido.

 

Isso evita o trabalho de escrever outra regra, por isso recomendamos que você marque esta caixa por padrão para todas as regras de negócios. 


  1.  Aplicar em todo o sistema:  a regra de negócios a seguir será aplicável a todos os formulários, bem como em ações em massa, automações de cenário e solicitações de API.


  • Você pode ativar/desativar a alternância para uma regra de negócios específica na exibição de lista

  • Você pode optar por editar/excluir/clonar uma regra de negócios na exibição de lista


Observação:

  • Caso a condição não seja definida, mas uma ação seja definida, essa ação será aplicada a todos os formulários de alteração

  • Quando houver várias regras de negócios atuando em um determinado campo, a regra que for executada por último terá precedência. Você pode clicar em  Reordenar  na exibição de lista para alterar a ordem de execução



Caso de uso:


Considere um cenário em que você precisa ocultar um campo em seus formulários


Dica profissional: use a conta sandbox para testar suas regras de negócios.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo