O Freshchat possui integrações nativas com WhatsApp, Line, ABC, GBM e FB Messenger para atender seus clientes facilmente, onde quer que estejam. Agora criamos uma estrutura para ajudá-lo a escolher seu próprio canal e integrá-lo ao Freshchat. Você pode conseguir isso com a ajuda de componentes sem servidor do mercado, eventos de produtos e APIs. Usamos essa estrutura para duas integrações por meio do mercado - Viber e Kakaotalk.
O componente sem servidor dos aplicativos Freshworks permite que você traga seu próprio canal (BYOC) para o Freshchat. O que você precisa essencialmente é uma comunicação bidirecional entre o Freshchat e o canal que deseja integrar. Isso pode ser alcançado com a ajuda de APIs e webhooks expostos tanto pelo Freshchat quanto pelo canal que você deseja integrar.
Vamos supor que o canal que você deseja integrar seja o Viber.
Usuário: o usuário final que inicia uma conversa com a empresa usando o aplicativo Viber.
Agente: O representante da empresa que responde às mensagens do Usuário.
Para estabelecer uma comunicação bidirecional, certifique-se de que as mensagens do Viber sejam entregues ao Freshchat e vice-versa.
Mas, eles não podem falar um com o outro diretamente. Eles exigem uma camada que possa traduzir mensagens para um formato que os destinatários possam entender.
O componente serverless do Marketplace é aquela camada que recebe eventos do Viber (via webhook do Viber) e do Freshchat (via Product Events) e despacha mensagens para os destinatários por meio de APIs.
O aplicativo Marketplace está envolvido em 4 interações distintas, conforme mostrado na imagem acima.
1. Webhook do Viber
- Quando o aplicativo do Marketplace é instalado, no evento onAppInstall 6 , ele pode gerar uma URL de destino 3 que pode ser registrada como um webhook no Viber usando a API Setting a webhook 5 .
- Depois que o webhook é registrado, quando um usuário do Viber envia uma mensagem para a empresa de destino, o Viber chama externalEventUrl do aplicativo sem servidor com a carga contendo a mensagem e os atributos do usuário.
- Essa carga útil conterá um identificador exclusivo do usuário (ID do usuário do Viber).
2. API de mensagens FD
- Depois que o aplicativo sem servidor receber a mensagem, ele precisará procurar esse usuário (usando o ID de usuário do Viber) no FD Messaging.
- Isso pode ser feito via GET /users .
- Se nenhum usuário existir, crie um novo usuário usando POST /users 2 .
- Se existir um usuário para o identificador fornecido, busque as conversas existentes usando GET /users/{user_id}/conversations .
- Agora envie uma mensagem em uma conversa pertencente ao usuário.
- Dependendo se já existe uma conversa ou não, chame uma das duas APIs de conversa.
- Se não existir nenhuma conversa, chame o POST /conversations para criar uma nova e enviar uma mensagem nela.
- Se já existe uma conversa, basta enviar uma mensagem nessa conversa usando POST /conversations/{conversation_id}/messages .
3. Eventos do produto
- Quando um agente responde a uma conversa, ela é recebida pelo aplicativo serverless via Product Events 1 .
- O evento onMessageCreate receberá o payload que conterá a mensagem que foi enviada e os modelos de usuário e agente associados.
- O modelo de usuário conteria o identificador (ID de usuário do Viber) que pode ser usado para identificar exclusivamente o usuário no Viber.
4. API Viber
Com a ajuda do identificador de usuário dos eventos do produto, agora você pode retransmitir a mensagem para o usuário por meio da API de envio de mensagem do Viber . O Viber então entregará a mensagem ao usuário.
Você pode usar as etapas acima com qualquer outro canal de mensagens, desde que exponha webhooks e APIs.
Em alguns casos, o registro do webhook pode ser uma atividade manual. Nesse caso, o evento onAppInstall pode armazenar a URL gerada no armazenamento de dados fornecido pelo Marketplace. Ele pode ser recuperado na página de configurações personalizadas do aplicativo exibida ao administrador, que pode copiá-lo e colá-lo manualmente na configuração do webhook do canal de destino.
Observação: nem todos os canais de mensagens permitem o uso direto de suas APIs. Você precisa trabalhar com um parceiro para obter acesso às suas APIs, como os parceiros de mensagens do Viber
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo