Definir a cota é uma forma eficaz de quantificar o desempenho, garantindo que você e sua equipe estejam no caminho certo para atingir seus objetivos e metas de vendas. Seu aplicativo da web permite que você defina e controle cotas para você e para os membros de sua equipe. Você pode criar diferentes tipos de cota e personalizá-los para um pipeline, produto ou nível de território específico.
Observação: a capacidade de visualizar, criar ou atribuir cota está sujeita às permissões configuradas para sua função. Entre em contato com seu administrador para ativar as permissões necessárias.
Se você é um usuário que gostaria de atribuir uma cota para sua equipe e rastreá-la, você precisa das permissões 'Exibir', 'Criar' e 'Editar' para que as metas de vendas sejam habilitadas para sua função.
Adicionando uma cota
Veja como você pode configurar uma cota:
Ir para ofertas >> Previsão de Vendas
Observação: para poder criar e atribuir cota a outras pessoas, você precisará ter as permissões 'Visualizar', 'Criar' e 'Editar' ativadas e o escopo 'Todas as metas' ativado.
Clique. Isso abre uma sobreposição 'ADD QUOTA' onde você pode configurar a cota para você ou para os membros de sua equipe.
Adicione detalhes da cota.
A cada cota podem ser atribuídos os seguintes detalhes:
- Período da cota: Defina o período para o qual esta cota será válida. Escolha entre as seguintes opções:
A. Semanal - A cota será atribuída por uma semana (domingo a sábado)
B. Mensal - A cota será atribuída por um mês
C. Trimestral - A cota será atribuída por um trimestre. Janeiro a março é considerado o primeiro trimestre do ano.
D. Anual - A cota será atribuída por um ano.
- Intervalo de tempo: O período de tempo para o qual você deseja definir a cota. Se você atribuiu uma cota semanal, pode definir as semanas às quais a cota é aplicável.
Por exemplo, se você escolheu uma cota mensal, aqui estão os intervalos de tempo que você pode atribuir à sua cota:Este mês: a cota será calculada do primeiro ao último dia do mês em curso.
Próximo mês: a cota será executada do primeiro ao último dia do próximo mês.
Todos os meses deste trimestre: isso criará uma cota para o mês atual e todos os meses restantes do trimestre atual.
Todos os meses deste ano: Isso criará uma cota para o mês atual e todos os meses restantes do ano em andamento. Ex.: Se você estiver em outubro e selecionar esta opção, a cota será criada para outubro, novembro e dezembro.
Período personalizado: permite selecionar os meses aos quais a cota será aplicada.
Da mesma forma, para outros períodos de cota, você pode escolher entre os seguintes intervalos de tempo:
Observação: você não pode criar cota para períodos anteriores. Você só pode criar cotas para períodos atuais e futuros.
- Tipo de cota: escolha entre cota de usuário ou cota de equipe.
A. Cota do usuário: Selecione o(s) usuário(s) a quem a cota será atribuída.
Observação: se você selecionar 4 usuários e definir uma cota de US$ 1.000, cada usuário terá uma cota de US$ 1.000 atribuída.
B. Cota de Equipe: Selecione uma Equipe para a qual a cota será atribuída. Depois que uma equipe é selecionada, você pode atribuir cotas a membros individuais da equipe e distribuí-la igualmente ou proporcionalmente. Você também pode isentar certos usuários, diz o gerente, de receber a cota. A soma da cota de todos os membros individuais da equipe será a cota específica da equipe.
- Métricas: Selecione a métrica com a qual você gostaria de medir o desempenho do usuário. Escolha entre as seguintes métricas:
Valor do negócio: mede a cota com base no valor do negócio de negócios ganhos.
Negócios ganhos: mede a cota com base na contagem dos negócios ganhos.
- Alvo: O valor que precisa ser igualado ou excedido para completar uma cota com sucesso. Para a contagem de negócios ganhos, o alvo é o número de negócios fechados com sucesso; para cotas de receita, a meta é a receita obtida por meio de negócios fechados.
Observação: as cotas de valor do negócio são sempre calculadas na moeda base.
- MAIS DETALHES: adicione detalhes à sua cota definindo cotas em pipeline, territórios ou nível de produto. Lembre-se de que esses são valores opcionais que podem ser definidos. Se não for definido, os negócios ganhos em todos os pipelines, territórios e produtos serão considerados para o cálculo da obtenção da cota.
Para a cota definida com tais condições, somente se um acordo que corresponda às condições atribuídas for ganho, a contagem/valor do negócio será atribuída ao usuário.
Por exemplo, se você estiver atribuindo uma cota de usuário mensal de $ 500 para um canal específico, digamos Vendas de campo, somente quando uma venda pertencente a esse canal específico for feita, a obtenção da cota será considerada. Se um acordo em qualquer outro pipeline for ganho, ele não será calculado para essa cota.
4. Clique empara que a cota entre em vigor.
Como é rastreada e calculada a obtenção de uma cota?
A obtenção da cota é calculada com base nos detalhes configurados para uma cota. Para cotas em andamento, o cumprimento é calculado em tempo real.
Por exemplo, considere que John é um agente de vendas e recebeu uma cota de receita de US$ 1.000 para o mês de abril. Se John fechou negócios no valor de $ 800 até o final do mês, sua realização será calculada como 80%.
Para cotas anteriores, a obtenção não é calculada após a conclusão da cota. Isso significa que, se o valor do negócio de John foi alterado após a expiração da cota, a alteração não será refletida na cota. No entanto, os usuários podem optar por Recalcular a cota para refletir o valor atualizado.
Nota: Depois que uma operação de recalcular é executada em uma cota, o usuário terá que esperar 3 horas antes de recalcular a mesma cota. No entanto, o usuário pode recalcular outra cota.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo