O Catálogo de serviços ajuda a mostrar os serviços que você oferece, para que os usuários finais possam solicitá-los facilmente. Você também pode adicionar itens de serviço que podem ser emprestados aos usuários.
Com Itens de Serviço Empréstimo, você pode exibir itens de serviço que podem ser solicitados por um usuário por um período de tempo específico. Por exemplo, se um usuário estiver viajando para um evento de 3 dias e precisar de um iPad ou tablet apenas para essa duração, não será necessário atribuí-lo permanentemente. Assim que o item for devolvido à equipe de TI, ele poderá ser disponibilizado novamente no catálogo de serviços e poderá ser reutilizado por outro usuário.
Dependendo da duração do empréstimo do item, o Freshservice envia um lembrete automático por e-mail ao solicitante:
Duração | Notificação enviada |
Mais de 48 horas | 1 dia antes |
Entre 4 e 48 horas | 2 horas antes |
Menos de 4 horas | 10 minutos antes |
Os itens de empréstimo estão sujeitos à disponibilidade. Se um item não estiver disponível no intervalo de tempo solicitado, o Freshservice sugere outros horários em que estará disponível. Isso é realmente útil em vários casos. Por exemplo, se um usuário precisa de um item para um projeto, ele pode planejar com antecedência e talvez reservá-lo para um horário anterior.
Quando um item de empréstimo é solicitado, o Freshservice reserva automaticamente um ativo de empréstimo disponível para a solicitação de serviço de empréstimo.
DEVOLVENDO UM ARTIGO
Caso o item seja devolvido pelo usuário antes do horário solicitado, o horário 'Para' na Solicitação de Serviço deve ser alterado para a hora em que o item foi devolvido e o 'estágio' da Solicitação de Serviço deve ser alterado para 'Devolvido' para que o item fique disponível para o próximo usuário.
Exemplo : Mark quer um iPad por 3 horas, das 14h às 17h. No entanto, ele devolve o item às 16h. O estado do item deve ser marcado como 'Devolvido' para que outros usuários possam emprestar o item a partir das 16h.
A configuração de um item de serviço emprestado envolve duas etapas:
Etapa 1: atualizar o tipo de uso da entrada de IC do item para 'Emprestado'.
Passo 2: Adicionando o item no Catálogo de Serviços .
Passo 1
Faça login no Freshservice como administrador.
Vá para a guia Ativos , localize e clique no nome do IC.
Clique em Editar .
Altere o Tipo de uso do ativo para 'Emprestado'.
Passo 2
Acesse o Admin console e clique em Catálogo de serviços .
Clique em Adicionar novo e selecione Item de serviço . Isso leva você ao novo formulário de item de serviço.
Preencha os dados do item:
Imagem: a imagem que você enviar será exibida como a miniatura do serviço.
Nome do produto: este será o nome padrão das solicitações levantadas para o serviço.
Categoria de serviço: você pode escolher uma das categorias padrão fornecidas e adicionar novas categorias, se necessário.
O item pode ser solicitado como: Escolha 'Item de empréstimo'.
Tipo de ativo/produto: isso garante que o Freshservice aceite solicitações somente se um ativo emprestado estiver disponível; caso contrário, o Freshservice sugerirá outros horários disponíveis ao solicitante.
Breve descrição: Isso é exibido para os solicitantes abaixo da imagem quando eles navegam no catálogo.
Descrição: Adicione uma descrição mais detalhada do item. Esta será a descrição padrão das solicitações de serviço.
Custo: Clique no ícone do lápis para a opção de torná-lo visível no portal.
Entrega estimada: Também pode ser visível no portal. Este campo não é exibido se o tipo de item for 'empréstimo'.
Quantidade Visível: Marque a caixa para tornar a quantidade do item visível no portal. Este campo não é exibido se o tipo de item for 'empréstimo', pois a quantidade é restrita a um no caso de pedidos de empréstimo.
Status (Rascunho/Publicado): Aqui está algo importante: Se uma Categoria de Serviço não tiver nenhum item 'publicado', ela não será exibida no portal.
Pode ser necessário adicionar campos no 'Formulário de solicitação' para o item (como 'ID do funcionário, Nome do gerente', por exemplo). Para isso, você pode arrastar e soltar campos personalizados no painel direito. Os campos 'Localização', 'De' e 'Para' não podem ser removidos pelo administrador. Os campos 'De' e 'Para' são campos obrigatórios que o solicitante precisa preencher ao solicitar um Item de Empréstimo. O campo 'Local' só é mostrado ao solicitante se algum dos ativos emprestados estiver associado a um local.
Clique em Salvar quando terminar. Você também pode ver uma visualização do item clicando em Salvar e visualizar (como o nome sugere, ele atualiza o item no banco de dados e exibe uma visualização).
Esta é a aparência do fluxo para o solicitante:
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