Webhooks são gatilhos baseados em eventos que enviam solicitações HTTP para um aplicativo ou site de terceiros quando as condições definidas são atendidas.
Em palavras simples, webhooks são automação que podem fazer alterações em uma página da web ou produto quando as condições são atendidas.
No Freshsales, você pode usar webhooks para enviar dados para um site de terceiros ou até mesmo criar novos registros dentro do CRM com base nas condições do gatilho.
Por exemplo, você pode configurar um webhook acionado com base nas condições para enviar uma fatura automaticamente quando um acordo é assinado.
Podemos implementar esse fluxo de trabalho usando uma ferramenta geradora de faturas de terceiros.
Vamos tentar usar a ferramenta gratuita geradora de faturas oferecida pela Invoiced. O Invoice Generator fornece um modelo de fatura que permite aos usuários criar e enviar faturas profissionais. Ele também oferece suporte a chamadas de API. Isso nos permite usá-lo como parte de nosso caso de uso de Webhooks.
Fluxo de trabalho:
Observação:
- A configuração de webhooks requer uma compreensão básica das APIs REST. Se você não estiver familiarizado com codificação, é recomendável solicitar a ajuda de desenvolvedores para configurar webhooks.
- O Invoice Generator by Invoiced foi escolhido neste caso de uso, pois permite que usuários registrados gerem faturas por meio de suas APIs gratuitamente. Consulte a documentação da API do Invoiced para entender melhor a ferramenta.
Agora vamos entender como configurar um webhook com base em nosso exemplo — criar um novo negócio com base nas condições de contato. Webhooks são acionados como parte de Actions in Workflow. Para saber como configurar gatilhos e condições de fluxo de trabalho, consulte este artigo .
O que constitui um webhook?
A configuração de um webhook consiste na configuração do seguinte:
tipo de solicitação
URL de retorno
Tipo de codificação
Contente
tipo de solicitação
TIPO DE SOLICITAÇÃO | PROPÓSITO |
PUBLICAR | Criar um objeto |
PEGAR | Buscar um ou mais objetos |
PUT/PATCH | Atualizar um objeto |
EXCLUIR | Remover um objeto |
Observação: cada aplicativo de terceiros usa o tipo de solicitação de uma maneira diferente, mas a maioria dos aplicativos segue métodos padrão.
No caso do nosso exemplo, estamos escolhendo POST porque estamos postando uma solicitação de API para Freshsales para criar um negócio.
URL de retorno de chamada: o URL do aplicativo ou serviço da Web atingido pela solicitação de API é chamado de URL de retorno de chamada. No caso do nosso exemplo, estamos tentando criar um acordo. Portanto, podemos usar o URL da página de negócios para criar um negócio.
URL de retorno do gerador de fatura para gerar uma fatura:
https://invoice-generator.com
Autenticação (opcional): se o URL de retorno exigir autenticação, você pode adicionar o nome de usuário e a senha ou a chave API.
No caso do nosso exemplo, o Faturado não requer uma Autenticação via API ou Nome de Usuário-Senha para ser executado
Clique em Adicionar cabeçalhos personalizados para incluir informações com o conteúdo, como detalhes de segurança, detalhes da versão da API e assim por diante. Um cabeçalho personalizado deve ser inserido como um par cabeçalho-valor no seguinte formato: X-Sample-CustomHeader1: VALUE .
Observação:
1. O acionador não será executado quando um cabeçalho for fornecido com espaços entre eles, como X-Sample Custom Header1: VALUE. Porém, se o espaço for inserido no final do cabeçalho (X-Sample-CustomHeader1 : VALUE), ele será ignorado.
2. Um cabeçalho com mais de um valor deve ser separado por delimitadores (não use vírgula ou dois pontos).
3. Para adicionar um segundo cabeçalho, insira o cabeçalho personalizado e o par de valores na próxima linha.Tipo de Codificação: Escolha entre JSON, XML ou X-FORM-ENCODED
Conteúdo: você pode enviar dois tipos de conteúdo como parte dos webhooks — Campos ou Endpoints. Escolha o conteúdo Simples ou Avançado (Detalhes do negócio) que precisa ser enviado como parte da solicitação do webhook.
Simples: selecione campos do tipo de registro de sua escolha para enviá-lo como parte do webhook.
Avançado: você pode enviar um endpoint para o URL de retorno de chamada. Endpoints referem-se a um pedaço de código/informação que é entregue na URL de retorno de chamada. Crie endpoints com espaço reservado usando a API relevante. Consulte a documentação do desenvolvedor do Freshsales para encontrar a API para diferentes ações.
No caso do nosso exemplo, você pode optar por criar uma nova fatura para o negócio usando Valor do negócio e Proprietário da venda.
TIPO DE SOLICITAÇÃO | CAMPOS |
OBTER ou EXCLUIR |
|
POSTAR, PUT ou PATCH |
|
Quando o webhook for acionado, uma fatura será enviada para a conta de vendas para a qual o novo negócio foi criado no Freshsales.
Testando o webhook
Depois de configurar o webhook, teste o webhook clicando em botão. Se sua configuração estiver correta, você receberá uma mensagem de sucesso . Se configurado incorretamente, é provável que você receba códigos de erro. Consulte esta documentação para entender os códigos de erro e corrigi-los adequadamente.
Observação:
1. Você receberá um e-mail mencionando a URL de retorno que falhou.
2. Seu aplicativo tentará enviar novamente a solicitação por uma hora a partir de então.
3. Em caso de falha contínua, o aplicativo da web tentará enviar a solicitação novamente nos próximos 2 dias antes de encerrar permanentemente a solicitação do Webhook.
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