Com Webhooks, você pode enviar solicitações HTTP para um aplicativo de terceiros sempre que um evento ou ação ocorrer em seu aplicativo. Simplificando, quando um evento ocorre em sua página da Web, você pode notificar um aplicativo de terceiros automaticamente sem pesquisar dados continuamente. 


Digamos que você tenha um site de comércio eletrônico e um aplicativo de cobrança integrado ao seu aplicativo. Assim, toda vez que uma compra acontecer, você pode notificar o sistema de cobrança automaticamente usando o URL do webhook.


Webhooks:


Usando Webhooks, você pode enviar dados automaticamente para seu aplicativo por meio do qual você pode ter uma conexão um-para-um simples que é executada automaticamente.


Sempre que ocorrer um evento em seu aplicativo da web, um evento POST será enviado em formato JSON para a URL do Webhook que você configurou.


A URL será chamada automaticamente toda vez que uma ação/evento especificado acontecer para os contatos. Por exemplo, sempre que um novo contato é adicionado, você pode configurar o aplicativo da web para enviar dados automaticamente para a URL do webhook do seu aplicativo.


Usando Webhooks em Jornadas de Marketing:


  1. Arraste e solte o bloco Webhooks que está em Actions.

  2. Clique em  Escolher ou Criar um Webhook Isso abre um pop-up com a opção de escolher na lista de webhooks disponíveis ou criar um novo.

  3. Clique em  Criar novo webhook Isso abre a página onde você pode configurar os webhooks.

  4. Configure os detalhes da URL do Webhook:

    1. Nome do Webhook : forneça um nome para o Webhook

    2. URL : Insira o URL do seu webhook. Se houver algum parâmetro obrigatório em sua URL, você poderá adicioná-lo como um espaço reservado usando a opção abaixo.

    3. Autenticação necessária:  se o URL do seu aplicativo de terceiros estiver protegido e exigir autenticação, você pode autenticar de duas maneiras. Através do  Basic , você pode passar um Username e Password e através  do Token , um token ou chave API pode ser passado para autenticar e ajudar a acessar a URL.

    4. Adicionar cabeçalho personalizado:  se a URL do webhook exigir informações adicionais com o conteúdo, como informações de segurança etc., elas poderão ser adicionadas como cabeçalhos personalizados ativando esta opção.

    5. Adicionar carga útil personalizada:  além das informações de gatilho de evento padrão, você também pode adicionar suas próprias propriedades personalizadas de contato/evento em sua carga útil. Esses eventos serão enviados como dados JSON no corpo da solicitação HTTP.

Exemplo de carga:
"Headers": {
"Content-Type": "application/json;charset=UTF-8"
},
"Body": {
"event_type": "List",
"data": {
"contact": {
"first name": "test_contact_fname",
"mobile": "1234567890",
"email": " 
testuser@freshmarketer.com "
},
"event_details": {
"list_id": "100",
"contact_id": "200"
},
"custom_data": {
"name": "test_contact_fname",
"salário": "123",
"idade": "12"
}
},
"id": "7c076336-6072-4be3-a86f-b7255dbd0d63",
"event": "list.add_contact",
"event_category": "system",
"event_time": 1563186327795
}
}



    1. Teste seus Webhooks:  você pode testar sua URL de Webhook com dados de amostra. O status da resposta recebida deve ser 200 e qualquer outra resposta diferente dessa é considerada falha. Isso ajuda a identificar se a URL do Webhook é válida ou não.

  1. Clique em  Create Webhook  assim que a configuração estiver concluída.


Jornada de amostra usando Webhooks:


Aqui a URL do Webhook será chamada sempre que os contatos da lista 'Testar' clicarem na campanha de e-mail 'Amostra' que foi enviada.