Como configurar e-mails transacionais?

Criada por Isabelle Fernandes, Modificado em Sex, 10 Mar, 2023 na (o) 1:45 PM por Isabelle Fernandes

Freshmarketer: Enterprise.

Freshsales Suite: Enterprise.

Um e-mail transacional é um tipo de e-mail acionado pela ação do usuário em um site. Alguns exemplos comuns de e-mails transacionais incluem confirmações de envio de pedidos, e-mails de ativação de conta, redefinições de senha, faturas e recibos e e-mails de boas-vindas.


NAVEGAÇÃO DE ARTIGOS


Como os e-mails transacionais são diferentes dos e-mails de marketing?

Os e-mails transacionais são acionados por ações específicas do usuário e são enviados individualmente. E-mails de marketing – enviados em massa ou como parte de uma jornada – por outro lado, são e-mails um-para-muitos direcionados ao usuário. Além disso, os e-mails de marketing exigem que os assinantes optem por receber, como boletins informativos por e-mail e atualizações de produtos. Portanto, os e-mails transacionais geralmente desfrutam de taxas de abertura muito mais altas quando comparados aos e-mails de marketing.

 

Para entender isso melhor, vamos considerar um exemplo. Vamos configurar um e-mail de jornada de pedido de carrinho. Nesse caso, o e-mail segue um modelo semelhante a este:

 


Olá <first_name>,  seu pedido não. <order_no> contendo <product_name> foi colocado com sucesso e será entregue mais tarde em <tentative_delivery_date> 

O valor total da fatura é de Rs. <valor_da_conta>


 

Este e-mail é acionado e enviado ao cliente toda vez que uma compra é realizada no site. O modelo contém variáveis que podem ser preenchidas com detalhes relevantes enviados do site toda vez que uma transação é concluída. Isso pode ser feito configurando uma chamada de API em seu site que envia dados de transação.

 

Configurando a chamada de API em seu site (requer assistência do desenvolvedor):

 

Para enviar e-mails transacionais, configure seu site e adicione a API relevante para permitir que seu aplicativo da web receba dados do site e preencha os tokens de personalização. Para saber mais, consulte  crmdeveloper.freshworks.com .

 

Antes de configurar e-mails transacionais em seu aplicativo da web, é vital configurar gatilhos e definir as variáveis suportadas que iniciarão o e-mail e preencher os tokens de personalização no e-mail de saída. Isso pode ser configurado em seu site usando API. Seu site usará uma chamada de API POST para enviar a carga para o aplicativo da Web que, por sua vez, preencherá o modelo e o enviará ao contato relevante.

 

Observação: Para acionar a API, o respectivo e-mail transacional deve estar em execução.

 

Solicitar URL para acionar a API  -

PUBLICAR 

/mas/api/v1/mail/transacional


Atributos:

Campos de personalização

Token (Atribuído em seu back-end) 

Valor de amostra do token (passado pela API) 

Primeiro nome 

primeiro nome

"Jack" 

ID do pedido 

pedido_id

"42735gh" 

Itens comprados 

itens_comprados 

12 

Valor pago pelo usuário 

valor do pedido

300 

Data prevista de entrega 

data de entrega

"2020-08-19 16:00:00+0000" 

Endereço para envio 

endereço

"15, Kenneth Avenue, Madison, Wisconsin, EUA"

 

Carga útil transacional:

eu ia

corda

UUID do criado para o Email Transacional

fichas

Objeto JSON

Token de Marca de Mesclagem de Transação

destinatário

corda

Id de e-mail para quem o e-mail precisa ser enviado


Código de amostra:

curl -X POST


http://seudominio.myfreshworks.com/crm/marketer/mas/api/v1/mail/transactional "

-H "auth-token: uui1tsmoao924im5n0i1f3rm7q37547flbvomggj"

-H "aceitar: aplicativo/json"

-H "Tipo de conteúdo: aplicativo/json" -d

'{

  "id":  "3970a1b0-6e27-448a-adfc-0083db15b2fb",

  "fichas": {

      "design_token1": "Olá",

      "design_token2": "Olá",

      "design_token3": "Mundo",

      "subject_token1": "XYZ"

  },

  "destinatário": "abc@123.com"

}'

 


Nota: O ID do seu código deve ser retirado da seção 'configurar detalhes' do seu e-mail transacional.


  

Configurando jornadas de e-mail transacional:

1. Em sua conta, clique no  ícone Automação de Marketing  e selecione  E-mails Transacionais. Isso abre a página de e-mails transacionais.


 

2. Clique em   e escolha entre modelos pré-construídos ou crie o seu próprio a partir do zero.



 

3. Personalize o modelo para seu e-mail transacional adicionando tokens de personalização sempre que necessário. Nesse caso, você pode adicionar um campo de número de pedido se tiver configurado a chamada de API em seu site para enviar o valor para seu aplicativo da web.

 

4. Depois de personalizar o modelo, vá para a seção de configurações da campanha. 

 

5. Configure a campanha adicionando o nome do remetente, endereço de e-mail, endereço de resposta e linha de assunto para o e-mail. Você também pode personalizar a linha de assunto com tokens de personalização clicando  nobotão e escolhendo um token relevante.

Cliquedepois de concluir esta etapa. Isso abre a página onde você pode escolher os modelos para criar seu e-mail.


6. Revise seu modelo de e-mail, verifique as visualizações em dispositivos móveis e desktop e clique emIsso torna a campanha ativa. Como alternativa, você também pode agendar a campanha para começar em um horário predefinido clicando em e optando por um cronograma. Clique no botão copiar para copiar o ID e usá-lo na  API POST  configurada em seu site.



 

Observação: Para acionar a API, o respectivo e-mail transacional deve estar em execução.


Nota:  A partir de 5 de maio de 2020, 

todas as campanhas de e-mail que tiverem remetentes com os seguintes domínios de e-mail não poderão enviar ou agendar a campanha: 
  • yahoo.com (Também inclui co.uk, co.jp e assim por diante)
  • outlook.com (Também inclui co.uk, co.jp e assim por diante)
  • hotmail.com (Também inclui co.uk, co.jp e assim por diante)



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