A importação de dados é um dos processos críticos durante a mudança para um novo CRM. Assim, é ainda mais necessário seguir as melhores práticas de importação de dados para minimizar atrasos e perdas de informações.

 

Abaixo estão algumas práticas recomendadas a serem lembradas ao migrar dados -

 

1. Entenda as diferenças na estrutura de seu CRM de origem e seu aplicativo da web  - Todos os CRMs têm uma estrutura diferente para armazenar seus dados. Assim, a compreensão das diferenças ajuda a decidir quais dados devem ser importados em qual entidade. É extremamente útil mapear as entidades do seu antigo CRM com o novo CRM de acordo com o seu modelo de negócios. 

 

2. Crie um plano de migração  - É importante criar um plano de migração de dados. Isso ajuda você a evitar problemas inesperados e resolvê-los de maneira muito melhor, sem perder negócios nem por um dia. 

 

Prepare seu aplicativo da web para migração de dados: 

a)  Avalie os erros e corrija os dados:  entenda os erros e decida se deseja remover esses registros ou corrigi-los. Você pode optar por corrigir escolhendo uma solução padrão para todos os registros com falha ou pode corrigir os registros um por um. Por exemplo: o valor do negócio não está presente em seus dados de negócios e seu aplicativo da web exige um valor do negócio. Você pode corrigir os dados preenchendo um valor zero padrão para todos os registros com erros.

 

b)  Execute a migração final:  Depois de corrigir os erros, limpe sua conta excluindo todos os registros. Execute novamente a migração com o conjunto de dados completo. É sempre aconselhável manter um tempo de buffer após a migração final. Pode haver alguns erros imprevistos. As personalizações devem ser feitas antes da migração de dados. Essas personalizações incluem:

  • Criando usuários

  • Criando campos personalizados

  • Configure regras de atribuição de território para que as regras possam ser executadas nos dados a serem migrados.

 

c)  Decida quais ferramentas usar:  seu aplicativo da web fornece vários recursos para importar seus dados para sua conta. Você pode usar a importação de CSV ou qualquer migração de CRM, dependendo do seu CRM anterior. Outro fator decisivo é a complexidade da importação de dados. Se o seu CRM anterior tinha personalizações mínimas (campos personalizados), é aconselhável usar a Migração do CRM. Caso contrário, se você tiver um sistema de origem complexo ou desejar limpar os dados antes da migração, é recomendável usar a importação de CSV.

 

d)  Criar um modelo base:  Crie um modelo base com todos os campos padrão e personalizados que podem ser usados no futuro para todas as importações de dados. Isso ajuda a manter a integridade dos dados.  

 

e)  Limpe seus dados:  mudar de seu antigo CRM oferece a oportunidade de corrigir seus dados antes da migração e remover os dados inúteis da migração para o novo aplicativo da web.

 

e)  Execute a migração de teste:  Assim que seu aplicativo da Web estiver pronto, execute uma migração de teste com dados de amostra. Nunca execute a migração final sem testar com dados de amostra. Isso é necessário para entender se há algum erro e corrigir os dados de acordo. Sempre ajuda agendar uma ligação com nossa equipe de pré-vendas para ajudá-lo a analisar os dados e os erros.

 

3. Teste seus dados:  Existem dois tipos de testes a serem feitos para verificar corretamente os dados. 

 

a)  Verifique a contagem de registros  - O número de registros em seu arquivo de origem deve ser igual aos registros em seu aplicativo da web. Extraia um relatório de cada entidade para verificar a contagem de registros.

 

b)  Compare dados entre a fonte e seu aplicativo da web  - Escolha um conjunto de dados de amostra e compare os dados entre sua fonte e o aplicativo da web campo por campo para verificar se alguma informação está faltando.

 

4. Consulte nossa equipe de vendas ou pré-vendas para qualquer problema:   Nossas equipes de vendas e pré-vendas estão bem equipadas e treinadas para ajudá-lo com qualquer problema de migração de dados. Entre em contato com nossa equipe de pré-vendas ou crie um ticket para que possamos ajudá-lo com uma migração de dados tranquila.